Holos Editora

Busca: 
invertebrados

Livros Holos Editora » Humanas » -

 

- - Holos, Editora - - A Doença de Chagas - História de uma calamidade continental

Autor: François Delaporte
Páginas: 129
Formato: 15 x 21
Ano: 2003
ISBN 858669939X

Ver mais

R$54,00

Descrição do produto

A Chagas o que é de Chagas,

texto de Fernando Dias de Avila Pires

Quase um século após a publicação da descoberta de um novo parasito por Carlos Chagas reacende-se a polêmica em torno da descoberta da doença que hoje traz o seu nome. Esse é o tema do mais recente livro de François Delaporte, publicado em Paris em 1999 e que aparece agora em tradução brasileira.

A discussão central gira em torno do fato de que, quando Carlos Chagas descreveu uma nova entidade mórbida, ele confundiu duas entidades clínicas distintas e descreveu uma quimera, denominada tireoidite parasitária por Miguel Pereira. Delaporte é autor de importantes estudos sobre a história da fisiologia vegetal no século XVIII, da epidemia de cólera em Paris em 1832 e da febre amarela, entre vários outros.

Herdeiro da tradição de Georges Canguilhem, prefaciador de alguns de seus livros, o autor faz uma análise crítica de um tema que é caro aos pesquisadores brasileiros, baseando-se na releitura de documentos originais. Sob a ótica do historiador profissional empreende a construção dos fatos que resultaram na descrição e diagnóstico de uma doença, cuja importância foi discutida, negada e posteriormente reconhecida no espaço-tempo de uma geração.

Delaporte faz o que Elton, Schaff e Marrou definem como tarefa primária do historiador, a de estabelecer os fatos. E vai além, ao aprofundar sua análise no sentido de investigar as possíveis razões do comportamento dos cientistas, como parte importante do estudo da história. Seu estilo é claro, accessível e direto, o que torna a leitura agradável e seus argumentos facilmente compreensíveis.

A tradução que a Editora Holos agora publica certamente permitirá uma discussão objetiva e desapaixonada de um dos episódios mais importantes da história da medicina brasileira.

Conteúdo:

Sumário
Introdução
Capítulo Primeiro
Referenciais
Uma consciência médica
A lógica da história
Os direitos da lógica
Capítulo Segundo
Sistema Médico
O Ciclo do Parasita
A Tireoidite Parasitária
A Investigação Epidemiológica
Capítulo Terceiro
Revisões
A Tripla Crítica
O Campo Fechado
Um Conflito de Interesses
Capítulo Quarto
Reconstrução
O Triplo Erro
O Sinal de Romaña
Mazza, o Impostor
Conclusão

Contato | Formas de Pagamento | Formas de Entrega | Quem Somos | Política de Troca | Segurança