Holos Editora

Busca: 
insetos

Livros Holos Editora » Biologia » -

 

- - Holos, Editora - - MODELOS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS. A questão da interdisciplinaridade na Saúde

Autor: Dalmo de Souza Amorim
Páginas: 276
Formato: 17 x 24
Ano: 2007
ISBN 978-8586699573

Ver mais

R$65,00

Descrição do produto

Prefácio

Darci Ribeiro, uma das grandes expressões da nossa cultura, estudioso da formação educacional, econômica e cultural da população brasileira, dizia que há pessoas que falam das coisas e as que falam sobre as coisas. E completava: só podem falar das coisas quem as vivenciou.

Existem neste país pessoas que falam sobre Educação Médica, avaliação, integração com os serviços de saúde, equipes de saúde. Muitas delas nunca participaram de uma instituição acadêmica, de uma implantação curricular ou jamais trabalharam em um serviço de saúde. Como perceber a complexidade de suas realidades e entender a força do jogo de sedução e de poder dessas organizações?

O Prof. Dalmo de Souza Amorim, pesquisador da área básica e clínica, formado nas melhores instituições nacionais e internacionais, respeitado na comunidade acadêmica de nosso país e do exterior, usou o instrumental técnico-científico e o rigor metodológico de sua origem para analisar algumas escolas médicas e serviços de saúde. Para tanto, nelas atuou, vivenciou suas realizações e suas mazelas. Duas delas eram instituições públicas. Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi vice-diretor e diretor. Na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, participou da elaboração de plano de metas. Em outras duas ocasiões, atuou em universidades privadas. Na Universidade de Mogi das Cruzes e na Universidade de Uberaba, desenvolveu projetos de mudanças no ensino médico e sua integração com outros cursos e serviços de saúde. Na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, por ocasião de sua estadualização, realizou análises de desempenho, avaliação de propostas curriculares e integração com os serviços de saúde.

Nesta obra, utiliza os conceitos de modelo e de área, muito bem definidos no texto. Acompanha Edgard Morin, em sua luta pela aglutinação dos saberes em busca da interdisplinaridade e transdiciplinaridade, e Philippe Perrenoud, no esforço para construção de competências, fugindo da avaliação exclusiva do conhecimento.

Discute, no livro, a fragmentação do saber, mostrando suas causas e defendendo a interdisciplinaridade. Entre as causas, identifica a estrutura departamental, que ataca com veemência: “corporação familiar”, eliminadora do avanço científico, arcaica, estimuladora da fragmentação do conhecimento através da implantação sucessiva de um maior número de disciplinas, acobertando ineficiências dos membros do grupo. O resultado são cursos sem terminalidade, que não preparam os profissionais para “aprenderem a aprender”, para serem contemporâneos de seu tempo.

A análise do Prof. Dalmo Amorim, usando sua sólida cultura humanística aliada à sua formação acadêmica, permitiu chegar à raiz do fracasso de tantas experiências de integração docente/assistencial. Apesar do discurso da integração docente/assistencial ter se tornado dominante nos últimos 40 anos, a maioria das ações foi voluntarista e manteve as áreas separadas. O entendimento dessas dificuldades é aprofundado a partir do estudo do tratamento do tema Saúde e Educação na constituição brasileira, desde seus primórdios, no tempo do Império, até a atual Carta Magna, mostrando que os legisladores se preocuparam tardiamente com a definição clara de uma política nessa área. A Saúde aparece através das configurações de estrutura, competências e comando na Constituição de 1988, abrindo o processo de construção de um sistema com objetivos definidos, que vem se consolidando em leis complementares.

Enfim, o livro enfoca as questões centrais da Educação, não só médica, mas das profissões da Saúde, tornando-se leitura obrigatória a todos que desejam trilhar o caminho da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, da verdadeira integração docente/assistencial. Não é mais um livro sobre este tema. É o livro do tema.


Benedictus Philadelpho de Siqueira

Professor Emérito, Universidade Federal de Minas Gerais

Ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG

Ex-presidente da Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM)

Ex-presidente da Federação Panamericana de Escolas e Faculdades de Medicina

Assessor da Organização Panamericana de Saúde

Conteúdo:

Sumário

Agradecimentos 11

Prefácio 17

Prólogo 19

Primeira Parte. Política 31
1 Textos Constitucionais Brasileiros 33
2 Política Nacional de Educação e Política Nacional de Saúde 55

Segunda Parte. Conhecimento 77
3 Universidade, Academias e Sociedades 79
4 Universidade: Funções e Modos de Organização 89

Terceira Parte. Estratégia 129
5 Planejamento Estratégico 131
6 Avaliação & Perspectivas 137

Quarta Parte. Área 207
7 Área: Modelos Interdisciplinares e Multiprofissionais na Saúde 209

Quinta Parte. Epílogo 231

Obras Consultadas 239

Apêndice 251

Contato | Formas de Pagamento | Formas de Entrega | Quem Somos | Política de Troca | Segurança